NOTÍCIAS

IPMC promove resgate social e cultural dos aposentados com Parceria Fundetec

Durante muitos anos eles serviram a população de Cascavel e hoje são servidores aposentados. São aproximadamente 2,5 mil servidores aposentados e mais de 500 pensionistas que passaram pelos mais diversos setores da prefeitura e hoje gozam merecidas férias. O Instituto de Previdência do Município de Cascavel (IPMC) criou um programa especial para que eles possam viver a aposentadoria com alegria, disposição e muita atividade.

Na manhã desta quinta-feira (7), um evento no Centro Cultural Gilberto Mayer a entrega de certificados sociais para os aposentados que participam das atividades de computação desenvolvidas pelo IPMC. A atividade é desenvolvida em parceria com a Fundetec.

“Nós precisamos fazer com que essas pessoas aposentadas que estão no IPMC continuem participando, dando vida, orientando na parte cultural, social, esportiva, fazendo com que a gente possa aproveitar muito bem esse grande banco de inteligência que nós temos no IPMC. E hoje é um dia muito especial, o dia desse grupo de pessoas, do grupo de dança, a gente vê a alegria, o sorriso e a satisfação deles. Certificado é a coroação desse momento. É um certificado simbólico para dizer assim, ‘olha, a gente reconhece o valor de vocês e nós queremos agradecer a participação’”, diz o prefeito Leonaldo Paranhos.

Alcineu Gruber, presidente do IPMC, explica que o propósito é fazer  um resgate da valorização dos servidores aposentados que tanto contribuíram para o Município. E essas atividades criaram vínculos de amizade entre aposentados que nem se conheciam, principalmente no projeto de dança.

Segundo ele, a pedido do prefeito Paranhos, o instituto foi atrás dos aposentados para disponibilizar alguns cursos,  novidades e inovações.

“Nós vamos alcançar aposentado já em casa, onde eles estiverem, para que eles voltem ao Instituto, só que agora de outra forma. Reconhecendo os trabalhos deles e ao mesmo tempo ofertando coisas para saúde mental e física, tudo aquilo que a gente acredita ser importante para as pessoas”.

Maria Sirlene Santos da Conceição trabalha no IPMC, mas é voluntária no projeto de dança. “Esse projeto é muito importante porque a dança restaura tanto a saúde mental como pode restaurar vidas. A gente sabe de muitas situações quando os aposentados acabam tendo mais aquelas atividades rotineiras e isso faz com que muitas pessoas acabem entrando em depressão, partindo para aquela parte de ficar mais solitário. Então a dança vem nesse momento para restaurar a saúde das pessoas, a saúde mental das pessoas”, diz.

Rosa Alícia Ligeiro é técnica de enfermagem e está aposentada há oito anos. “Foi uma iniciativa muito boa, porque tira a gente de dentro de casa, porque a gente acaba ficando naquele conforto, acaba muitas vezes tendo depressão, então isso foi muito bom, tanto para mim e acredito para todas as minhas colegas, é maravilhoso”, enfatiza.

Fotos:Vanderlei Faria/Secom

Compartilhe em suas Redes Sociais.