NOTÍCIAS

Espaço Cocriar tem como foco disseminar o intraempreendedorismo público

Inaugurado na noite de segunda-feira (25), a Estação da Inovação Hub One ganhou na tarde desta quarta-feira (27) o Espaço Cocriar – Ambiente de Intraempreendedorismo, que terá como foco disseminar a cultura da inovação e do intraempreendedorismo dentro do serviço público, além de promover a geração e teste de soluções inovadoras e criar ambientes favoráveis para o aprendizado e colaboração. 

Cocriar significa criar juntos, proposta que já faz parte das políticas adotadas pelo Município de Cascavel, e que foi fortalecido nas atividades do inovajuntos sendo resultado deste projeto internacional executado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), com o apoio financeiro da União Europeia (UE), que tem por objetivo promover a troca de experiências entre municípios do Brasil e de Portugal, além de fomentar a inovação. 

A sala cocriar foi equipada pelo projeto inovajuntos e será um espaço de colaboração para indivíduos empenhados na melhoria dos serviços públicos e em desenvolver soluções inovadoras para os desafios enfrentados atualmente nos serviços público, aprimorando as políticas públicas, englobando colaboradores internos e externos. 

O foco vai além da tecnologia, mas na reformulação de processos, no aprimoramento das políticas públicas e no apoio às iniciativas inovadoras. O Cocriar pretende ser um catalisador de mudanças positivas em nossa cidade. 

Rhaellyse Oliveira, assessora internacional da Confederação Nacional dos Municípios, enfatiza que o principal cerne de atuação do projeto é a inovação e a sustentabilidade por meio da cooperação. 

“A gente tem um espaço aqui dentro da Estação da Inovação de Cascavel que é para apoiar o desenvolvimento de soluções com a participação de vários setores e munícipes que queiram atuar de forma mais ativa dentro da gestão municipal para implementação de políticas públicas. Enfim, para a resolução dos seus problemas”, destaca. 

Um dos projetos desenvolvidos no Inova Juntos que serão incorporados às atividades do Cocriar é o Orçamento Participativo Jovem, que terá como protagonistas alunos da Rede Estadual de Ensino, com mais de 15 anos. 

 “Com a parceria do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, vamos levar esse processo de cidadania de conhecimento, mas também a participação deles na construção do orçamento público, alinhado com as 19 audiências públicas que a gente já faz”, explica a secretária de Planejamento e Gestão, Vanilse da Silva Pohl.  

Para o presidente da Fundetec, Alcione Gomes, a inovação na gestão pública é necessária e Cascavel se integrou ao InovaJuntos para auxiliar nessa transformação da cultura do servidor público com relação à inovação.

 “A inovação não se faz com tecnologia, a inovação se faz com criatividade, conhecimento, com coragem e não precisa necessariamente ter tecnologia para se inovar. E é isso que nós estamos produzindo aqui”, pontua.

Fotos: Silvia Soluszynski/Secom

Compartilhe em suas Redes Sociais.