NOTÍCIAS

Inteligência Artificial como aliada da segurança nas escolas

Nos últimos tempos, um dos assuntos que está no centro dos debates é a Inteligência Artificial (IA), usada em diferentes atividades para agilizar e facilitar processos e tarefas. A Prefeitura de Cascavel está testando um projeto-piloto na Escola Municipal Irene Rickli, no bairro Cascavel Velho, com o objetivo de oferecer o que há de melhor e mais moderno na área de segurança escolar.

O sistema foi apresentado na manhã desta sexta-feira (11), durante a palestra “Escola Segura”, e envolve as secretarias de Educação (Semed), Segurança Pública (Sesppro) e Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec).

O sistema IA está integrado a um software de alta tecnologia. Esse sistema é capaz de promover a segurança preventiva e preditiva, identificando pessoas e disparando alertas em casos de invasões e evasões de ambientes públicos, além de contar com câmeras de alta definição e detecção de movimentos.

Uma das principais características desse programa é o sistema de controle de acesso por identificação facial. Por meio dessa tecnologia avançada, o sistema é capaz de identificar e autenticar as pessoas que entram nas dependências da escola, garantindo um ambiente mais seguro para alunos, professores e funcionários.

O projeto-piloto está sendo acompanhado de perto pelas autoridades municipais e representantes das secretarias envolvidas, a fim de avaliar sua eficácia e possibilidade de implementação em outras escolas do município.

O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que é preciso consolidar definitivamente um sistema de segurança para as escolas e cmeis, diante das situações de violência extrema vivenciadas em ambientes escolares no Brasil nos últimos anos.

“Nós, desde o início tomamos as medidas necessárias, mas eu sempre disse que gostaria de ter uma ferramenta definitiva, que  pudesse monitorar todas as escolas de forma eficiente. Então solicitamos a implantação desse sistemas que está em teste, aliás, está incubado na Fundetec. Já está em teste em outros lugares Brasil e fora do Brasil, e agora o trâmite, de fato, é acompanhar aquilo que o sistema pode nos entregar, corrigir alguma deficiência, mas nós já percebemos que é uma ferramenta extraordinária de inteligência artificial”, diz o prefeito.

A ideia é usar a IA aproveitando as 1.380 câmeras que existem atualmente nas escolas. As câmeras precisam de um agente monitorando o temo todo, já como a inteligência artificial o próprio sistema identifica uma eventual invasão e aciona a Central da Guarda Municipal imediatamente.

“Com o sistema ele traz inteligência para dentro, monitora dentro e fora da escola com todas as informações que nós precisamos”, observa Paranhos.

Thiago Soares, diretor operacional da empresa SBI Security, responsável pelo sistema de Inteligência Artificial, explica que a ferramenta consegue prevenir ações e fazer com que a Guarda Municipal só se desloque para a unidade em uma situação real.

“Hoje existe monitoramento convencional que simplesmente grava o acontecimento para depois haver uma ação em cima dessa gravação. A Inteligência Artificial detecta uma ação suspeita e emite alertas em tempo real, enquanto está ocorrendo a ação”, afirma Soares.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, diz que a tecnologia será avaliada também por diretores e professores de outras escolas e cmeis. “É mais um instrumento que vem garantir segurança”, afirma.

Pedro Fernandes, secretário de Segurança Pública, afirma que a ferramenta é fundamental para auxiliar na segurança. Ele destaca que para o projeto-piloto foram instaladas algumas câmeras na Escola Rickli, mas também está sendo aproveitada as que já existem no estabelecimento de ensino. Um banco de dados de todas as pessoas que acessam o local está sendo formado.

“Toda e qualquer pessoa que acessar a escola e não estiver cadastrada nesse banco de dados, disparará um alarme e uma viatura será deslocada para verificar o que está acontecendo”, afirma.

O presidente da Fundetec, Alcione Gomes, lembra que os incidentes em escolas ao redor do mundo e, mais recentemente, no Brasil, servem de alerta para que o grau de proteção e prevenção sejam aumentados.

“Sabemos que segurança se faz principalmente com prevenção, então estamos usando tecnologia, inteligência artificial, câmeras de segurança, toda uma dinâmica sendo construída de treinamento para professores. O que está acontecendo hoje é justamente isso, especialista de renome nacional falando sobre segurança nas escolas e como prevenir qualquer tipo de ataque”

Fotos: Vanderlei Faria/Secom

Compartilhe em suas Redes Sociais.