NOTÍCIAS

InovaJuntos faz diagnóstico vocacional do Município de Cascavel

Técnicos do Projeto InovaJuntos, desenvolvido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM),  em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, de Portugal, estão em Cascavel para realizar um diagnóstico vocacional participativo do Município. O programa conta com o financiamento da União Europeia.

O InovaJutos é um projeto de cooperação internacional que tem como foco promover inovação nas políticas públicas municipais e trocar experiências em boas práticas administrativas entre municípios do Brasil e Portugal. Cascavel é uma das 20 cidades classificadas no Brasil para essa troca de experiências.

A equipe do programa iniciou os trabalhos nesta segunda-feira (17) com uma reunião que envolveu todas as secretarias e autarquias municipais e teve a participação do prefeito Leonaldo Paranhos. Durante toda a semana, haverá entrevistas qualificadas com representantes dos setores público, de ensino e com a sociedade organizada. O encerramento do diagnóstico será na sexta-feira (21), com apresentação na Acic.

Durante a semana, a equipe da CNM visitará vários espaços como a Fundetec, aterro sanitário, restaurante popular, ecoponto, zoo, instituições de ensino, entre outros. Além disso, haverá uma série de reuniões com representantes de diversos setores.

“Essa semana vamos conversar com diferentes setores, sociedade civil, setor de ensino e setor privado. O objetivo é encontrar a vocação real do município, para ele poder cooperar com municípios brasileiros e  portugueses”, diz Lorena Gonçalves Cavalcanti, assessora internacional da CNM.

Rodrigo Carrijo, consultor externo da CNM, classificou Cascavel como um “município fantástico” e disse que a cidade tem muito a ensinar, não apenas aos municípios brasileiros, mas à cidades do exterior.

“O trabalho que a gente viu hoje, a reunião que tivemos, mostram que o município tem governança muito madura e ideias de desenvolvimento cidadãs”, enfatizou.

Segundo Carrijo, tudo o que está sendo visto em Cascavel será levado como boas práticas para ajudar ao projeto de cooperação.

O secretário de Finanças, Edson Zorek, lembra que Cascavel poderá captar recursos com base no estudo de diagnóstico vocacional do Município.

“Isso traz bons resultados para Cascavel no cenário municipal, estadual e agora nacional e internacional, mostrando as boas práticas, os resultados positivos de Cascavel,  mas também os desafios da cidade. A CNM vai buscar, em outros municípios, soluções para os desafios que Cascavel tem e vice-versa. Cascavel levará soluções para outros municípios”, explica Zorek

Compartilhe em suas Redes Sociais.