NOTÍCIAS

Cascavel aposta no cultivo orgânico e Fundetec faz intermediação para obtenção de certificação

O Programa de Valorização da Agricultura e Agroindústria do Pequeno Empreendedor Rural ou Urbano  (Provai), desenvolvido pelo Município de Cascavel por meio da Fundetec, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e Secretaria de Agricultura (Seagri) aposta no fortalecimento da produção de alimentos orgânicos.

 “Como política pública, o incentivo à produção de orgânicos começou em 2018. O Governo Municipal viu isso como inclusão social, pois independente do tamanho da área, o produtor pode plantar, vender e ter uma boa qualidade de vida”, disse o gerente de projetos  da Fundetec,  Antonio Barater.

 O programa, que atualmente atende 40 produtores rurais, certificou, no ano passado, oito produtores com o selo de produção orgânica. Além disso, 11 estão em processo de conversão, aptos para  serem auditados e receberem a obtenção do selo até o fim do ano. Outros 10 estão em processo de conversão, com algumas adequações a serem feitas para receberem o a certificação. Ainda existem 11 produtores que iniciaram o processo neste ano.

O produtor Bruno Galon, que mora no Rio do Salto, cultiva em um hectare de terra com alface, beterraba , couve-flor, brócolis, almeirão, cheiro verde, tomate  entre outras verduras e legumes, tudo orgânico, e já possui a certificação. A fiscalização é frequente e Bruno faz questão de seguir as regras para não perder este mercado que cresce significativamente em Cascavel.

 O agricultor entrega a produção para a merenda escolar. ”A intenção é aumentar a área de orgânicos e difundir esta ideia entre os demais  produtores, especialmente aqueles que têm pouca área de terra disponível para o plantio”.

 Para a certificação, a Fundetec conta com o Paraná Mais Orgânico, programa de incentivo do Estado para agricultores obterem certificação orgânica. Neste programa, o produtor é vistoriado por equipe local do Paraná Mais Orgânico, composta por bolsistas da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon. Se os produtos estiverem de acordo com a legislação vigente, são encaminhados para auditoria junto ao Tecpar. Não há custos ao produtor.

 Para ser um produtor de orgânicos, é preciso seguir uma série de  exigências. Entre elas a conversão do solo que varia de três a cinco anos. Neste período acontece a desintoxicação da área ser cultivada. É preciso  também usar  somente adubo orgânico, húmus e compostagem natural, fazer uma barreira natural em torno da área onde os orgânicos serão  plantados.  Para esta barreira pode se usar o capim napier ou cana de açúcar.

“O produtor de orgânico que entrega para os programas de governo ganham até 30% a mais no valor  dos produtos, por isso  vale a pena investir neste mercado”,  explicou  Edson Duarte da Silva, técnico da Biolabore,  empresa que possui contrato com a Fundetec (via licitação) para o acompanhamento técnico aos produtores inseridos no programa.

 Números

De acordo com o Cadastro Nacional dos Produtores Orgânicos, vinculado ao Ministério da Agricultura, o Brasil possui 26.840 produtores orgânicos certificados. Desse total, 4.107 são do Paraná. Tijucas do Sul é o município paranaense com maior número de certificações, um total de 257. Cascavel possui, ao todo, 66 certificações, ocupando a 15ª posição no Estado. Os números são do mês de abril.

Compartilhe em suas Redes Sociais.