NOTÍCIAS

Assinatura para início das obras do Centro de Inovação e Tecnologia marca a Escola de Governo da Fundetec

A assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Inovação e Tecnologia marcou a Escola de Governo da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec) realizada na manhã desta quinta-feira (19) no auditório da Prefeitura de Cascavel.

Com o projeto pronto, foi possível realizar a licitação e agora a obra irá sair do papel. “Assinamos hoje o contrato para transformar aquele espaço feio, antigo, em um espaço de oportunidades. Ali será a nossa Estação de Inovação, dando oportunidades à novas startups, ao conhecimento e tecnologia, além de aproveitar bem esse espaço aqui perto da prefeitura, nesse centro cívico de Cascavel”, destaca o prefeito Leonaldo Paranhos.

O Centro de Inovação, que terá investimento de R$, 5,6milhões, será uma espécie de shopping para as startups, com produtos e serviços para que possam criar, acelerar, fortalecer e desenvolver as startups de Cascavel e toda a região Oeste do Paraná.

O presidente da Fundetec, Alcione Gomes, afirma que tecnologia está no DNA de Cascavel, mas não se consegue trabalhar inovação sem criatividade. O propósito da Fundetec é criar a cultura de inovação para crianças, jovens e adultos.

“Nós temos feito um pouco isso no Progeti [Programa Estratégico de Geração de Emprego em Tecnologia da Informação]. Nós estamos ensinando programação de games para criança de 7 anos, isso de fato é uma transformação. Inserir essas pessoas, independente de faixa social, num mundo de inovação e tecnologia criando essa cultura e isso nós vamos colher daqui uns 10 ou 20 anos, mas estamos semeando e são sementes férteis que vão produzir em Cascavel”, afirmou .

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, que participou da Escola de Governo, destacou a inovação tecnológica no agronegócio e ressaltou a importância do programa Smart Agro, desenvolvido pela Fundetec em parceria com a Itaipu Binacional, Coopavel e Brasil Soberano.

Dilvo lembrou que nos últimos 32 anos a produção de grãos no Brasil cresceu 440% e, ao mesmo tempo, a expansão de área aumentou 104% e essa diferença se deve muito à inovação tecnológica. “Em 2019 a Coopavel começou com o Show Rural Digital e agora estamos inaugurando o maior investimento da Coopavel nesta área, um prédio de 4.600 metros quadrados para abrigar mais de 120 empresas de inovação”, diz. Neste ano,  a participação de empresas de inovação e tecnologia representa 20% das exposições do Show Rural Coopavel.

Durante a Escola de Governo foi assinado o terceiro edital do Radar de Inovação, programa que fomenta inovação. Desenvolvido pela Fundetec em parceria com a Acic, Sebrae, Unioeste,Univel, FAG e Coopavel, o Radar da Inovação prevê aporte de recursos financeiros em ideias inovadoras para tirá-las do papel e transformá-las em negócios. O novo edital prevê investimentos total de R$ 2 milhões para os 20 projetos inovadores que serão selecionados.

Compartilhe em suas Redes Sociais.