Jovens terminam primeiro módulo do curso de Lógica de Programação do Progeti

Redigido por: Assessoria

Após meses de preparação para o início das aulas do curso de Lógica de Programação, chegou ao fim o primeiro módulo de capacitação aos jovens inscritos no Progeti (Programa Estratégico de Geração de Emprego em Tecnologia da Informação). Com carga horária de 30 horas, as duas primeiras turmas sendo, a faixa etária de 13 a 16 anos cursando durante a semana e de 17 a 23 anos aos sábados pela manhã puderam aprender a base da linguagem de programação.

“Essas duas turmas foram pilotos, por mais que a gente já tenha o formato do curso bem definido, todo o material pedagógico, temos toda a estrutura do curso já conhecida, sempre experimentamos algumas coisas novas, vemos como as técnicas funcionam para uma turma e para outra. Já sentimos diferença entre os alunos mais velhos e mais novos, mas o resultado é bem satisfatório.  Conversamos sobre seus objetivos quando chegaram aqui e eles relataram que o objetivo deles foi alcançado e que estão contentes com o que aprenderam nesse primeiro módulo”, explicou a analista de sistemas e coordenadora pedagógica do Progeti, Aline Conti da Silva.

Um dos instrutores do curso, Marcos Augusto Campagnaro, contou um pouco sobre o que ensinou e a experiência que teve em participar do projeto. “Foi bastante interessante ver como tem tanta gente jovem querendo adentrar nesse mercado, tive uma experiência bem valiosa. Nesse primeiro módulo de introdução, ensinei basicamente a parte de Lógica de Programação, escrever os primeiros programas, os conceitos básicos que eles precisam saber para caminhar daqui para frente. Fiquei bem satisfeito com o desempenho da turma, todo o conteúdo que passei eles absorveram, uns tiveram um pouco de dificuldade, outros menos, mas isso é normal em qualquer turmas que a gente esteja”.

Com o encerramento do primeiro módulo, os alunos que receberam a certificação poderão dar andamento no curso pelo módulo intermediário, no qual os conteúdos são mais avançados e deve iniciar em fevereiro de 2022. O aluno Kauan Antonye Costa, já deixou claro seu interesse em continuar estudando, “aproveitei muito, foram dez aulas e eu achei que a gente não ia abordar tanta coisa, mas como já estudo em uma escola onde faço curso técnico, vi que aprendemos conteúdo de quase três anos nessas dez aulas, foi bem completo e agora é espera para o ano que vem fazer o módulo intermediário e se aprofundar ainda mais no que vai ser usado no mercado de trabalho”.

 Mini Maratona  

Para finalizar o curso, os instrutores organizaram uma mini maratona no sábado (18), reunindo as turmas para testar seus conhecimentos em um formato de competição bem conhecida no meio da programação.

“Essa mini maratona serve para incentivar o pessoal, é basicamente uma competição, como os programadores competem entre si e nesse caso é uma competição amistosa, a gente fez grupos aleatórios, mas normalmente são equipes que você já tem afinidade com os membros, são equipes de três e os principais objetivos são testar o conhecimento do programador e incentivar o trabalho em equipe, forçando essa interação para resolver os problemas. Inclusive na maratona a gente vê o resultado deles, todo mundo conseguindo resolver os problemas, o que eu considero missão cumprida”, disse o instrutor Marcos.

Novas turmas

As inscrições para novas turmas continuam abertas e quem tiver interesse basta acessar o site www.progeticascavel.com.br e preencher um formulário. Em caso de mais dúvidas pode entrar em contato pelo seguinte número: (45) 3218-1250, para facilitar este número também possui whatsapp. Vale ressaltar que ao realizar a pré-inscrição, o nome do interessado será adicionado a uma lista de espera e assim que for selecionado, a equipe do Progeti entrará em contato para efetivar a matrícula.