NOTÍCIAS

1º Fórum Regional de Produção de Alimentos Orgânicos foca em ampliar mercados a produtores

Práticas cada vez mais sustentáveis e em equilíbrio com a natureza estão pautando os novos passos da agricultura. E em sintonia com esse movimento que a Fundetec realizou nesta terça-feira (19), o I Fórum Regional de Produção de Alimentos Orgânicos. Cerca de 100 pessoas, entre produtores, professores, acadêmicos e empresários do setor estiveram presente, na ação que ocorreu no auditório da Fundetec.

Acesso a mercados da produção e soluções para a agricultura orgânica sustentável foram os temas que conduziram o evento. “Esse é um passo importante que o Município dá em prol do aumento da produção desses produtos, visando o aumento da renda e segurança para o produtor”, destaca o gerente de projetos da Fundetec, Antonio Baratter.

A empresa Biorgânica apresentou as perspectivas de mercado da produção orgânica, especialmente de grãos e mandioca, tanto no mercado nacional quando internacional.

Além dela, as empresas Laboratório de Solos Pró-Plantio, Sintrop – Soluções para Agroecologia, Avant – Monitoramento de Lavouras com Drones e Ecodefense, que estão incubadas no Parque de Agroinovação da Fundetec, apresentaram soluções e tecnologias para o cultivo e manejo da produção agroecológica.

Para o presidente da Fundetec, Alcione Gomes, o fórum foi importante para abrir os olhos sobre a cultura orgânica. “Ao finalizar o encontro ficou claro para os produtores que eles estão colaborando para um mundo mais sustentável. Senão hoje, quando? Senão aqui, onde? Senão nós, quem?”, questiona.

O Programa de Valorização da Agricultura e Agroindústria do Pequeno Empreendedor Rural ou Urbano  (Provai), desenvolvido pelo Município de Cascavel, por meio da Fundetec, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e Secretaria de Agricultura (Seagri), aposta no fortalecimento da produção de alimentos orgânicos.

O programa, que atualmente atende 40 produtores rurais, certificou, no ano passado, oito produtores com o selo de produção orgânica. Além disso, 11 estão em processo de conversão, aptos para  serem auditados e receberem a obtenção do selo até o fim do ano. Outros 10 estão em processo de conversão, com algumas adequações a serem feitas para receberem o a certificação. Ainda existem 11 produtores que iniciaram o processo neste ano.

Compartilhe em suas Redes Sociais.