NOTÍCIAS

PROGETI: Programa de capacitação se consolida e projeta o futuro

Com o objetivo de atender uma grande demanda do mercado nos setores de tecnologia, informação e comunicação  é que nasceu em 2019 o Progeti – Programa Estratégico de Geração e Emprego em Tecnologia da Informação,  com ensino  voltado a adolescentes, jovens e adultos.

As dificuldades enfrentadas pela chegada da pandemia e muitas das limitações impostas, fizeram com que o primeiro ano de programa fosse bastante difícil, sendo mantida  apenas a capacitação dos mentores e instrutores na área. No entanto, a Prefeitura de Cascavel e a Fundetec acreditavam muito no projeto e em outubro de 2020 teve início a formação  das primeiras turmas. 

Uma carreta equipada com equipamentos modernos e aberta para o ensino com professores capacitados  rodou por todas as regiões da cidade oferecendo cursos de Introdução a Programação com Games, para estudantes entre 8 e 12 anos, e Lógica de Programação e Modelagem 3D para adolescentes e jovens de 13 a 23 anos. Aproximadamente, 1500 alunos já se formaram, inclusive a mais recente turma celebrou a formatura na sexta-feira (15), com 60 formandos.

Como diz o presidente da Fundetec, Alcione Gomes,  “é possível sim, despertar o  interesse pela cultura de mercado, já que temos um gargalo enorme e uma falta de profissionais crescente em todo o país. Existe a necessidade e o Progeti espera impulsionar ainda mais crianças e jovens na escolha de suas profissões”.

Dentro disso, a coordenadora do projeto Aline Conti, confirma as parcerias com o Instituto Federal e a Unioeste em 2024 e o Progeti presente também na Estação de Inovação que será inaugurada em breve. Sendo assim, além da carreta que continuará atendendo nos bairros, os alunos poderão ter aulas nas instituições de ensino parceiras e na própria Estação.  “Expandir os cursos, ofertando novas formações e capacitações faz parte do propósito da Fundetec e nosso parceiros em 2024”, conclui.

Compartilhe em suas Redes Sociais.