NOTÍCIAS

Fundetec prepara o 9º Seminário Mercosul de Bebidas

A Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel) realizará no dia 23 de setembro, no Teatro Emir Sfair, no Centro de Convenções e Eventos, o 9º Seminário Mercosul de Bebidas, com o tema “Bebidas Fermentadas”. 

Atualmente, o maior potencial de crescimento e geração de emprego e renda dentro das indústrias de bebidas no Brasil está concentrado no ramo cervejeiro. 

“O Brasil é hoje o terceiro maior produtor de cerveja no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, movimenta uma indústria que fatura bilhões por ano, impressionante também o aumento do número de cervejarias artesanais, que segundo a Abracerva [Associação Brasileira de Cerveja Artesanal], entre 2001 e 2021 foi de 70 para mais de 800 unidades”, explicou Frederico Lovato, engenheiro químico e coordenador geral do evento

Dentro do mercado de bebidas não alcoólicas, é cada vez mais frequente a busca do consumidor por produtos funcionais e probióticas, chás, entre outros como as kombuchas, que se apresentam como um potencial produto a ser explorado no segmento de bebidas e alimentos e podem ser o substituto dos refrigerantes.

Buscando fomentar discussões e apresentar essas novas tecnologias a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, empresários do ramo e à população em geral, durante todo o dia do evento haverá palestras apresentando inovações na indústria de bebidas fermentadas. 

A palestra de abertura será por conta da Cooperativa Agrária, de Guarapuava, e abordará novas tendências no mercado cervejeiro como bebidas sem álcool, sem glúten e low carb, seguido por uma palestra com especialistas em técnicas de fermentações rudimentares da Companhia dos Fermentados. Leonardo Andrade e Fernando Carvalhaes abordarão a utilização de frutas e leveduras indígenas brasileiras na criação de novas bebidas. A manhã será finalizada com uma oficina de produção de Kombucha, ministrada pelo presidente da ABKOM (Associação Brasileira de Kombucha), Lucas Montanari.

No período da tarde, no 9º Seminário Mercosul de Bebida, serão discutidas as características e importância do lúpulo na produção de cervejas com a palestra “Humulus lupulus: a história que não te contaram”, ministrada pelo químico e professor da Escola Superior de Cerveja e Malte, Duan Ceola. 

Rufer Filho irá abordar sobre as oportunidades na produção do lúpulo na região oeste do Paraná e o engenheiro agrônomo, Rodrigo Baierle, explicará por que o cultivo de lúpulo no Brasil já é realidade. 

O evento será finalizado pelo cascavelense Leonardo Bordin, cervejeiro e responsável técnico pela Cervejaria Mithra, abordando sobre a produção de cerveja artesanal e seus estilos, seguido de um happy hour com degustação de diversos estilos cervejeiros e kombuchas. 

As inscrições encontram-se abertas, são gratuitas, limitadas e devem ser feitas pelo site: https://www.even3.com.br/9seminariodebebidas/

Compartilhe em suas Redes Sociais.