NOTÍCIAS

Fundetec oficializa acordo de cooperação internacional com instituições de pesquisa e desenvolvimento

A Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel (Fundetec) recebeu, nesta terça-feira (20), a visita técnica de cientistas, professores e pesquisadores de diversas áreas representantes de três universidades do Peru e El Salavador, países da América do Sul e América Latina, respectivamente.

Em pauta, a transferência tecnológica para o desenvolvimento socioeconômico e cultural, por meio de acordos, vínculos institucionais e parcerias.

Os representantes das universidades conheceram as boas práticas adotadas e ministradas pela Fundetec,  além de seus centros de pesquisa e desenvolvimento e os projetos em andamento e a sua integração ao Sistema Regional de Inovação – SRI.

A cooperação internacional irá desenvolver vínculos em uma parceria transfronteiriça no fomento à construção de um parque tecnológico em suas respectivas regiões, por meio de universidades.

O convênio, que irá promover o intercâmbio entre pesquisadores e agentes econômicos, desencadear parcerias entre os agentes de desenvolvimento rural sustentado, foi assinado pelo presidente da Fundetec, Alcione Tadeu Gomes, além dos representantes da Universidade Maior de São Marcos, com sede em Lima  (Peru); Universidade de El Salvador, que tem sede em São Salvador e Universidade Nacional de São Antonio Abad del Cusco, localizada em Cusco (Peru).

O encontro foi promovido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná  (Unioeste) e liderado pelo assessor especial do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Unioeste, Selmo José Bonatto, com a finalidade de apresentar o potencial de inovação do Paraná e, assim, estabelecer vínculos que permitam a integração entre os órgãos de fomento e instituições de pesquisa.

Para Alcione Gomes, presidente da FUNDETEC, a visita foi produtiva, com as experiências trocadas com os visitantes. Ele detaca que essa troca de experiência será fortalecida a partir dos acordos assinados. “Já fomos convidados para um evento que acontecerá em novembro em Lima, no Peru, para transmitir a experiência da FUNDETEC na consolidação de parques tecnológicos”, diz.

Alcione destaca ainda que “o resultado da inovação é uma luta diária que não começou agora, mas uma soma de investimentos, transparência e gestão que geram, como resultado, o sucesso que é compartilhado em benefício da população, por meio do desenvolvimento econômico e social.

A iniciativa conta, ainda, com as parcerias público-privada, por meio de uma rede de entusiastas e colaboradores de diversas instituições de P&DI, além do empenho dos gestores público. De acordo com a Fundetec, os benefícios alcançados são notórios para a população de Cascavel e da região e o processo pode ser replicado em outros regiões do mundo.

Os objetivos do acordo de cooperação assinados são:

*** Desenvolver por meio de parceria entre as entidades para desenvolver o Programa de Empreendedorismo e Inovação;

*** Conjugar esforços para desenvolvimento de projetos e pesquisas relacionadas a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

*** Conjugar esforços para desenvolvimento de projetos e pesquisas na área de Empreendedorismo e Inovação.

*** Intensificar a divulgação dos projetos realizados em parceria entre município de Cascavel pela UNMSM e pela FUNDETEC, em ambientes mais próximos à comunidade;

*** Promover congresso, feiras, palestras, treinamentos, intercâmbios, cursos em parceria entre UNMSM e FUNDETEC;

*** Projetos e soluções para Smart cities.

Compartilhe em suas Redes Sociais.