NOTÍCIAS

Com Programa de Readaptação Ocupacional, servidores conseguem se manter ativos na carreira profissional

O Município de Cascavel atende atualmente através do Programa de Readaptação Ocupacional cerca de 540 servidores. São profissionais que, por alguma condição de saúde, seja originada por acidente ou doença, foram acometidos por limitações funcionais, mas que permanecem com capacidade laboral parcial, e principalmente, permanecem com o desejo de se manterem ativos na carreira profissional.

A maioria dos servidores consegue continuar em suas atividades laborais, adequando suas funções às restrições indicadas pela equipe multidisciplinar da Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho. No entanto, para alguns servidores há a necessidade realocação para outras funções adequadas à sua condição de saúde. Para esses servidores, a readaptação ocupacional apresenta um caráter mais desafiador, pois necessitam aprender novas atividades e desenvolver novas habilidades para exercer a nova função.

Diante disso, a Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio da Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho, está promovendo o 1º Curso de Informática Básica e Noções Administrativas para Servidores em PRO de Cascavel. As aulas iniciaram nesta quinta-feira (15), em parceria com a Fundetec no Espaço Criar, localizado no Teatro Municipal. O curso tem duração total de 40 horas, inclusive com certificação. Os próprios instrutores do curso são servidores readaptados que estão desenvolvendo novas funções aproveitando todo seu conhecimento e potencialidades. 

A capacitação é mais uma forma do Município de proporcionar aos servidores a qualificação profissional e suporte nesta nova função, contribuindo para a autoestima e valorização do profissional, tornando o trabalho como fator motivador e de transformação pessoal e profissional.

Compartilhe em suas Redes Sociais.