NOTÍCIAS

Incubada da Fundetec inaugura laboratório de sementes

A Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel (Fundetec) possui atualmente 24 empresas incubadas e com o Radar da Inovação, mais 20 entrarão em processo de inovação no mês de fevereiro.

Dentre as empresas já instaladas na incubadora da Fundação está a Microplan & Seeds, uma empresa que atua no mercado de micropropagação de plantas há um ano e meio e agora expandiu suas atividades com a inauguração do laboratório de sementes, especializado em avaliar qualidade de sementes e que fará consultoria em controle e produção das mesmas.

A inauguração do laboratório foi hoje (19) e contou com a presença do secretário de agricultura, Renato Segalla e do presidente da Fundetec, Alcione Gomes, além de representantes de instituições de ensino superior, empresas e estudantes.

“Entendemos a importância do projeto, a grandiosidade que pode se tornar esta empresa e como incluída ela passou por todos os processos de análises para identificarmos seu potencial e, por isso, o investimento. A Fundetec tem feito um edital, tem patrocinado empresas iniciantes, start-ups, tem cedido espaço, algumas capacitações para apoiar a empresa para entrar no mercado, se fortalecer e começar a gerar receita”, disse o presidente da Fundetec, Alcione Gomes.

Crisleine Thomann Jacobsen, bióloga e gerente de qualidade do laboratório destacou o trabalho realizado. “Este laboratório avalia a qualidade dos lotes de sementes enviados por produtores, cooperativas sementeiras e empresas especializadas na comercialização de sementes para o plantio. Estas empresas antes de comercializar precisam enviar as sementes ao laboratório para atestar a qualidade exigida pelo Ministério da Agricultura, que exige padrões mínimos para revender os lotes para o plantio”.

A empresa incubada na Fundetec também faz a clonagem de plantas. “Este laboratório foi montado para atender aos clientes que precisam ter mudas de qualidade e esta técnica de cultura de tecidos, ou clonagem, é uma forma de conseguir entregar muda de qualidade para os produtores. A partir de mudas selecionadas, trazemos para o laboratório e aqui a gente consegue multiplicar estas plantas com controle de ambiente para conseguir multiplicar a planta selecionada, e fazer o clone”, explica Lorena Noreto, responsável técnica pelo laboratório.

Compartilhe em suas Redes Sociais.