Criada para difundir conhecimento, a Carreta Tecnológica do Programa Estratégico de Geração e Emprego em Tecnologia (Progeti) estará, nos meses de outubro e novembro, estacionada ao lado do Terminal Sudoeste, na região do bairro Santa Cruz, em Cascavel. A ação faz parte do Governo no Território.
A partir do dia 10 de outubro serão ministrados cursos de games, logística de programação e modelagem para impressão 3D. As inscrições poderão ser feitas até o dia 7 de outubro, na própria carreta. Os alunos terão acesso a tecnologias altamente procuradas no mercado de trabalho.
As aulas ministradas por especialistas das áreas de inovação e computação trazem uma ementa intuitiva, além de uma abordagem fácil e prática para o desenvolvimento cognitivo e aprimoramento de habilidades, voltados para crianças e jovens na faixa etária de 8 a 23 anos.
O Progeti é uma iniciativa da Prefeitura de Cascavel, por meio do Parque Tecnológico de Agroinovação (Fundetec).
Projeto pioneiro na região, tem como objetivo facilitar a disseminação do conhecimento e consolidar a cidade de Cascavel como um ambiente favorável ao desenvolvimento tecnológico e inovação, “Hoje uma das demandas emergentes mais urgentes da região”, explica Rafael Amaral, diretor da Fundetec.
Segundo Rafael, houve a percepção de que a dificuldade de deslocamento, transporte, horários, “os recursos”, seriam barreiras ao oportunizar acesso a essas tecnologias e capacitação de crianças e jovens potenciais que muitas das vezes convivem em zonas de vulnerabilidade.
“Os profissionais habilitados nas áreas de concentração tecnológica desenvolvem uma abordagem intuitiva e especializada para crianças e jovens e, portanto, uma Carreta Tecnológica é posicionada em pontos estratégicos nos territórios da cidade, o que facilita o acesso e a segurança dos mesmos”, destaca Rafael.