NOTÍCIAS

Tecnologia da informação é instrumento de transformação social em Cascavel

Iniciativa da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel (Fundetec), o Programa Estratégico de Geração de Emprego em Tecnologia da Informação (Progeti) formou uma nova turma de alunos na noite de ontem (9). São crianças, jovens e adultos que deram o primeiro passo para se tornarem programadores.

O prefeito Leonaldo Paranhos ddestacou que é preciso oferecer oportunidades às crianças, pois elas têm curiosidade em aprender. “Criança com curiosidade tem que ser aproveitada para o bem, porque elas estão atrás de algumas coisas. Quando a gente não oferece, alguém oferece uma opção para eles, então eu estou muito feliz porque o que nós estamos oferecendo consolida a vida deles, prepara-os para o segmento bom do conhecimento. O Progeti é um projeto que eu tenho muito amor, projetar as pessoas para as suas possibilidades”, afirmou o prefeito.

 O presidente da Fundetec, Alcione Gomes, explica que o curso de Lógica de Programação é uma das primeiras fases da iniciação na formatura de um programador.

 “É um curso com mais de 80 horas e nós estamos hoje [ontem] trabalhando a formação de mais de 100 crianças. Então, para nós é uma grata satisfação saber que estamos contribuindo para a transformação social, o que significa gerar oportunidades de jovens, crianças e adultos que talvez não tivessem acesso a um curso com essa qualidade”, afirma.

Alcione explica que o que está sendo ofertado em Cascavel tem a mesma qualidade de um projeto criado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

 “Foram eles que criaram um programa como esse há dez anos. É esse tipo de programa que transforma uma nação, uma cidade. Estamos fazendo exatamente isso aqui em Cascavel, com objetivo de treinar cinco mil programadores”, destaca.

Desde o início do programa, já são cerca de 500 alunos formados. O curso é inteiramente gratuito.

Rafael Amaral, diretor da Fundetec, explica que a formação desta quinta-feira é do primeiro módulo dos cursos iniciais da programação do último quadrimestre do ano e que terão sequência.

 “Para o ano que vem teremos a continuidade desses módulos, tanto do curso de Lógica de Programação, quanto Programação de Games, nos territórios que estamos distribuídos. Nós temos um polo na Unioeste, outro no Instituto Federal do Paraná e, também, polo no teatro e estamos preparando convênios com outros parceiros para que possamos ampliar, de fato, esse programa e fazer ele crescer. O objetivo está sendo alcançado, nós temos uma meta de formação de 5 mil pessoas”, afirma.

Lucas Ramos Suzim, 19 anos, concluiu o curso e conta que aprendeu muito. “Eu vi que a minha imaginação pode criar forma, eu posso dar a vida a minha imaginação. Se eu realmente quiser eu posso fazer dessa minha imaginação um sucesso”, destacou.

Compartilhe em suas Redes Sociais.