NOTÍCIAS

Município e Fundetec integram movimento que ganha Prêmio Nacional de Inovação

O avanço de Cascavel é notório e constante. Em todas as áreas, a cidade tem se consolidado como referência. Desta vez, o Município ganhou destaque, por meio da Fundetec. Isso porque a Iguassu Valley, sistema regional de inovação que conta com a Fundação de Desenvolvimento Científico, ganhou o Prêmio Nacional de Inovação, na modalidade ecossistema consolidado. Servidores da Fundetec e das secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, além do vice-prefeito, Renato Silva, receberam a réplica do troféu, durante o lançamento oficial do Plano de Inovação Agro, realizado nesta quarta-feira (20), no Sindicato Rural Patronal.

Em dezembro de 2021, a região Oeste do Paraná foi reconhecida oficialmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como polo nacional de inovação agropecuária. Em março deste ano, o Iguassu Valley, recebeu o prêmio de abrangência nacional.

O município  de Cascavel e a Fundetec, por serem parte importante nas entidades, organizações e empresas  que compõem  o movimento Iguassu Valley, receberam o reconhecimento por meio da réplica do troféu.  

PLANO DE INOVAÇÃO AGRO
A força do agronegócio cascavelense também motivou criação do Plano de Inovação Agro, que começou a ser elaborado em setembro do ano passado a partir de um método apresentado pelo Sebrae. O Paraná é pioneiro e hoje mais de cem cidades brasileiras já começaram a aplicar essa metodologia. Os trabalhos envolvem as mais diferentes forças locais, como empresas, cooperativas, órgãos de pesquisa, entidades, universidades e poder público.

A ação é uma estratégia para desenvolver ecossistemas e gerar negócios inovadores para toda a cadeia do agronegócio. O planejamento elencou mais de 50 ações e três foram escolhidas e deverão ser executadas em até um ano: maior integração entre universidade e empresa, definição do modelo de gestão do futuro centro de inovação com a presença do agronegócio e fortalecimento da governança do agro.

Compartilhe em suas Redes Sociais.