Fundetec: Seminário Mercosul de Bebidas fica marcado na história

Mais de 150 compareceram e puderam presenciar a sanção da nova lei de incentivo à produção cervejeira em Cascavel

Palestras, bebidas e cachaça...teve de tudo um pouco durante o 7º Seminário Mercosul de Bebidas, que aconteceu no último dia 21 de novembro na Agrotec, espaço agrícola da Fundetec.

O Seminário 2018 foi recheado de conteúdo, além das palestras com professores, empresários e pesquisadores do ramo de bebidas, também houve a participação do prefeito Leonaldo Paranhos e do vereador Rafael Brugnerotto que assinaram a nova lei de incentivo à produção artesanal de cervejas em Cascavel.

Palestras, bebidas e cachaça

O credenciamento teve início as 8h com alunos de Cascavel e região, assim como também os profissionais da área de nutrição e tecnologia em alimentos puderam desfrutar de um delicioso café da manhã, enquanto aguardavam o início das palestras.

A primeira palestra ficou por conta da Cristina Pascoli, CEO da Café Caramello, primeira empresa a produzir café em creme no Brasil. Durante a sua fala, Cristina abordou o tema de empreendedorismo no ramo alimentício, e dos desafios da inovação. “Sempre falo para os meus funcionários ‘nós somos os primeiros, não os únicos. Precisamos sempre estar à frente’. A Café Caramello foi a primeira empresa brasileira a ter uma monodose de café com um recipiente totalmente personalizado”.

A segunda palestra do dia foi com o Dr. Julio Daleprane da UFRJ, que falou sobre Composto Bioativos e Bebidas. Daleprane é graduado em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense, possui mestrado em Ciências Médicas da Faculdade de Medicina - UFF e doutorado em Ciência dos Alimentos pela USP. Tem experiência na área de Nutrição Experimental, Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Bioquímica e Fisiopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Nutrição Experimental, Alimento Funcional, Bioatividade de Compostos Bioativos em Alimentos (CBA) e Nutrigênomica.

O período da manhã foi fechado com a dupla Letícia e Fabiola da Le Bio, empresa curitibana de produção de sucos 100% naturais, feitos com prensa a frio. As empreendedoras trouxeram para os visitantes o case da empresa, que hoje trabalha com uma tecnologia totalmente inovadora em nosso país. “A prensa a frio é uma novidade aqui no Brasil. Ele consegue manter todos os nutrientes, vitaminas e compostos das frutas e hortaliças utilizadas em nossos sucos”, comenta Letícia.

Após o almoço, foi a vez do Dr. Alexandre Santos de Souza, que trouxe como tema da sua palestra a história, produção e pós-produção da cachaça no Brasil. Alexandre é especialista na produção de bebidas alcoólicas e ministra aulas no curso de “Produção de cachaças” na UFMG, única faculdade de produção artesanal de destilados do Brasil.

O dia foi encerrado com a aula prática de produção artesanal de cervejas do professor e youtuber, Jamal Awadallak. Durante a pratica os alunos puderam aproveitar para tirar dúvidas sobre a produção, fabricação, consumo e venda.

Lei de incentivo à produção de cervejas

Durante o 7º Seminário Mercosul de Bebidas, foi realizado a assinatura da nova lei de incentivo à produção de cervejas artesanais em Cascavel. O prefeito Paranhos e o vereador Rafael Brugnerotto, criador da lei, estiveram presentes no evento e falaram sobre a importância de eventos como o Seminário. “Essa lei veio justamente para facilitar a vida dos microcervejeiros. O evento é importante para difundir a cultura cervejeira na cidade. Parabéns ao presidente da Fundetec, Alcione Gomes, pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo”, comenta o vereador.

Em seu discurso o prefeito salientou a importância de novas empresas para a cidade “Hoje Cascavel é a 23ª melhor cidade para fazer negócios no Brasil. E a partir do próximo ano, novos empresários poderão abrir suas empresas em 30 minutos. Então leis como essa, são de extrema importância”.

8º Seminário Mercosul de Bebidas

A próxima edição do Seminário já tem data marcada, 21 de agosto de 2019. A data foi escolhida visando beneficiar os acadêmicos, que não puderam comparecer devido atribuições da faculdade. O evento novamente será realizado na Agrotec e como sempre terá novidades e conhecimentos da área de produção de bebidas no Brasil e Mercosul.