Programa Leite das Crianças: FUNDETEC realiza análises e garante qualidade do leite

As análises são realizadas há 10 anos

Quem nunca bebeu leite na vida que levante a mão! Difícil, desde o nascimento a bebida faz parte da nossa alimentação, seja no leite materno ou no leite animal.

Rico em cálcio e proteínas, é um dos principais auxiliares na saúde humana, pois, além de fortificar os dentes e ossos, prevenindo a osteoporose, também previne a diabetes tipo 2 e ajuda na perca de peso.

O alimento é de extrema importância durante toda a vida, mas deve ter uma atenção em crianças e idosos, um por estar na fase de crescimento e desenvolvimento ósseo, outro por ter maiores possibilidades de desenvolverem problemas relacionados com cálcio e proteínas.

Em Cascavel, os CMEIS (Centro Municipal de Educação Infantil) recebem leite produzido por pequenos produtores da região Oeste. O leite coletado passa por uma rigorosa análise de qualidade semanalmente, para que assim apenas o melhor chegue aos pequenos.

O técnico de laboratório da FUNDETEC, Leonildo Santos é o responsável por realizar as análises de todo o leite distribuído nas escolas. Segundo ele a análise é importante principalmente por questões de saúde “Através da análise é que se garante a qualidade do leite, é uma questão de saúde. Se você consumir um produto adulterado diversos problemas de saúde podem surgir”.

A análise é feita rigorosamente para que nenhum tipo de alteração passe, “O leite passa por três processos de análise que garantem a procedência do alimento, sua qualidade e valor nutricional”, comenta Leonildo.

Vale lembrar que o leite mais indicado para o consumo infantil é o leite barriga mole, conhecido como leite de pacotinho. Isso porque o produto possui menos conservantes e tem maior valor nutricional, ao contrário do leite pasteurizado, o famoso leite de caixinha, que acaba recebendo um número maior de conservantes para ter um período maior de consumo e perde valor nutricional.