INSTITUCIONAL

Palavra do Presidente

"

             REALIZAÇÕES NASCEM DE SONHOS e sonhos que, alimentados pela fé, perseverança e empenho, somados ao conhecimento e a competência técnica, transformam-se em projetos e empreendimentos bem-sucedidos.

Estes gerarão mais do que lucros, contribuirão também para a criação de empregos, de novas tecnologias e principalmente para o desenvolvimento social e humano. Inovar ou inovar… não há outra opção!

Ousadia e coragem são necessárias para o sucesso empresarial, além da percepção do momento de mudança em busca de novos caminhos. Assim, a Fundetec estimula o progresso criativo e apoia a inovação, além de proteger o conhecimento desenvolvido.”

Missão

Promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Oeste do Paraná, visando o progresso econômico e social.

História

Criada em abril de 1993, a Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico) é uma Fundação pública do Município de Cascavel, ampliada em dezembro de 1996 com a criação do Parque Tecnológico Agroindustrial do Oeste (Lei Municipal nº 3.257/2001). 

A Fundetec tem por objetivo desenvolver processos cooperativos que promovam o Desenvolvimento Socioeconômico Regional, por meio de mecanismos de capacitação do setor Produtivo, principalmente de Agroindústrias e do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, visando o progresso econômico e social, com respeito ao meio ambiente. 

A sede está em Cascavel, mas sua atuação, desde o princípio, estendeu-se a toda região Oeste do Paraná, e em alguns casos, difundiu pesquisas de Tecnologias Agroindustriais para outros estados do Brasil. Nesse contexto, a fundação vem fomentando ações inovadoras e competitivas e está ampliando os setores de atuação para atender a uma gama de segmentos econômicos de destaque regional. 

Além do setor Agroindustrial e de Tecnologia da Informação, a partir de agora o Parque Tecnológico beneficiará os setores de biotecnologia, meio ambiente, têxtil, confecções, moveleiro e metal mecânico. Em 2001, a Fundetec foi considerada pela Anprotec (Associação Nacional de Parques Tecnológicos), um Parque Tecnológico de referência, a Fundação disponibiliza espaços adequados para o Desenvolvimento de Projetos Tecnológicos. Reunindo valores Sócioeconômicos regionais, apoiando à gestão de negócios, a fundação oferece suporte analítico para controle de qualidade de produtos e processos, além da capacitação de produtores, empresários e profissionais que atuam nos setores produtivos da agroindústria, tecnologia da informação e comunicação, biotecnologia e meio ambiente. 

Em um complexo de 148 hectares, a Fundetec conta com o Laboratório de Análises Físico-Químicas, o CIT (Centro Incubador Tecnológico), a Agrotec (Escola Tecnológica Agropecuária), além de auditório, refeitório, salas de treinamento e reunião, localizados na BR 277, Km 573, no Trevo de acesso a São João, em Cascavel.