NOTÍCIAS

Cascavel vai ser 1º no mundo a integrar duas vertentes de inteligência de gestão

O Município de Cascavel, no Oeste do Paraná, vai ser o primeiro do Brasil e do mundo a integrar duas vertentes de inteligência de gestão smart city e smart agro. É isso o que estabelece protocolo de intenções assinado no fim da tarde de quinta-feira, no Espaço Impulso, marcando o encerramento oficial da terceira edição do Show Rural Coopavel.

A parceria foi assinada pelo PTI (Parque Tecnológico Itaipu), Brasil Soberano S.A., Coopavel e Fundetec, a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel. “A inovação está integrada ao agro, faz parte do DNA da nossa cooperativa e agora, com essa junção de conhecimentos e esforços, nosso município e região darão um novo e determinante salto tecnológico em direção ao futuro”, disse o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

O presidente da Brasil Soberano, Alessandro Andrei Deuschle da Silva, destacou que Cascavel e o Oeste são terreno fértil para a inovação e que esse projeto significará impulso significativo aos mais diversos negócios da região. “O smart agro é uma semente de convergência de BigData e informações de gestão do agronegócio não só locais, mas nacionais e convergindo para internacionais em um modelo inédito no mundo”, afirma Andrei, CEO de uma empresa inovadora de prestígio nacional dedicada a infraestruturas críticas e inovação.

Empresas do grupo Brasil Soberano operam um datacenter dedicado à convergência de dados. Ele está integrado ao Ministério da Agricultura, órgãos estaduais, regionais e agentes privados, e cada um na sua esfera possui uma base ampla de informações, todavia ninguém ainda as correlaciona. “Imagine quanto de valor agregado teremos quando passarmos a convergir essas informações. E esse projeto só será possível graças à mentalidade das pessoas que estão à frente dos nossos parceiros, instituições de grande respeito, capacidade e importância em seus cenários”, afirmou Andrei.

Empreendedorismo

“Nós estamos construindo o presente e projetando o futuro”, assim o diretor de Negócios do PTI, Rodrigo Régis Galvão definiu o protocolo para criar em Cascavel o primeiro centro integrado de smart city e smart agro do mundo. “A proposta de todos aqui, além de gerar oportunidades e renda, é entregar um planeta, uma sociedade melhor do que recebemos às próximas gerações”. Regis disse que o projeto contribuirá para incentivar ainda mais a capacidade empreendedora da região.

O presidente da Fundetec, Alcione Tadeu Gomes, apontou que ainda não é possível ter a dimensão disruptiva do que representa o início de estruturação desse centro integrado de informações. “Estamos trabalhando juntos e completamente fora da caixa, pensando muito além, com os olhos no futuro”, afirmou. “Sabemos, entretanto, que estamos criando um grande volume de novas oportunidades com esse projeto. Essas ações inteligentes, esse conjunto de competências vai gerar um resultado que só poderemos visualizar lá frente. Agora, a hora é de trabalhar, de preparar o terreno para então a farta colheita chegar”, ilustrou Alcione.

Cidade melhor

“Todos têm um projeto individual, de vida. Mas aqui, todos querem e somam pela construção de uma cidade melhor. Esse é um projeto de todos, das coisas simples às mais difíceis, mas é um projeto de sociedade”, destacou o prefeito Leonaldo Paranhos. Essa e outras iniciativas são a comprovação dos avanços experimentados pelo município, de acordo com o gestor. “Esse projeto, que será o primeiro no mundo, é também resultado do elevado grau de maturidade alcançado pela nossa sociedade, de criar e saber aproveitar oportunidades”.

Benefícios

Além da aceleração e transformação digital, o centro integrado de smart city e smart agro promoverá um ambiente colaborativo para o desenvolvimento de startups e negócios, fornecerá apoio mútuo e recíproco relacionado ao acesso às respectivas instalações e organização conjunta de atividades. E contribuirá ainda para o desenvolvimento setorial, a realização da inovação de impacto, aumento da conectividade, produtividade, segurança sanitária, econômica, alimentar e ambiental, gerando assim bem-estar e riquezas para a sociedade.

Compartilhe em suas Redes Sociais.