ProgeTi: Curso de Programação com Games começa em Cascavel

Redigido por: Assessoria

Começou na última quinta-feira (23) um dos cursos ofertados pelo ProgeTi (Programa Estratégico de Geração de Emprego em Tecnologia da Informação), com iniciativa da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Prefeitura Municipal de Cascavel, o Programação com Games é uma opção de ensino para crianças de 7 a 12 anos.

Foram duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, na qual os alunos tiveram contato com ferramentas de criação de jogos e que a partir delas eles aprenderão conceitos e princípios básicos sobre a lógica de programação, como loops, condicionais, variáveis, entre outros, para que as crianças possam ter uma boa base de conhecimento em programação.

“Houve uma boa participação dos alunos na aula. Percebi que são turmas bem diversas, com alunos provenientes de escolas diferentes. A vontade deles era uma só: aprender a fazer seus jogos”, explicou o instrutor de informática e responsável pelas aulas, Victor Ângelo Dick Trevisan.

O curso foi criado para preparar as crianças para o futuro e foi pensando nisso que a Geanine Alves Bueno, mãe do pequeno Lorenzo Marcolin, decidiu inscreve-lo, “Achamos fantástico. Quando pensamos em transformar Cascavel em uma Smart City, precisamos ter cidadãos preparados. Estes jovens que o município está preparando agora serão os profissionais que estarão atuando no futuro! Meu filho adorou, elogiou muito o professor”.

Para o Alex Ferreira da Silva, pai do aluno, Guilherme Ferreira, o curso será muito importante, “achei bacana, ele está bem animado e será um incentivo, pois ele gosta muito de jogos”. Já a técnica em enfermagem, Silvana da Silva Salustriano inscreveu o filho, Paulo Emanuel, para que ele tenha novas experiências, “é um curso muito bom, traz mais conhecimento para as crianças, até para quem não tinha, até então, nenhum entendimento sobre isso. Tenho só a agradecer o pessoal envolvido nesse projeto”

Andamento do curso

As aulas das primeiras turmas ocorrerão todas as quintas-feiras, por um período total de cinco semanas, sendo: pela manhã das 9h às 10h30 e a tarde das 15h às 16h30. O curso é presencial no Espaço Criar, localizado no 1° andar do Teatro Municipal Sefrin Filho – Rua Rio de Janeiro, n° 905.

“Vale ressaltar que os alunos irão criar jogos eletrônicos, embora o objetivo real do curso seja ensinar sobre a lógica de programação, responsável por “dar vida” aos itens presentes em jogos, sites e aplicativos. Assim conseguimos cativar nossos alunos, ensinando um conteúdo mais técnico por meio de um sistema mais atraente”, destacou o instrutor.

Não é necessário trazer notebooks, tablets e/ou outros equipamentos eletrônicos, pois o Espaço Criar possui laboratório com computadores novinhos para o uso das crianças. Para anotar informações durante as aulas é preciso apenas que o aluno traga um caderno, lápis e borracha.

Pré-inscrição

As inscrições para novas turmas continuam abertas e quem tiver interesse basta acessar o site www.progeticascavel.com.br e preencher um cadastro. Em caso de mais dúvidas o interessado pode entrar em contato pelo seguinte número: (45) 3218-1250, para facilitar este número também possui whatsapp.