Open Innovation: Fundetec é parceira em projeto que leva inovação as empresas

Redigido por: Assessoria

Na última sexta-feira (9), a Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico) esteve presente no encontro para a apresentação de um novo projeto que envolve a Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), o Sebrae e os diretores de grandes empresas de Cascavel.

O objetivo foi apresentar aos empresários o conceito de Open Innovation (Inovação Aberta), mostrando como ele pode ser aplicado no dia a dia e os benefícios para as corporações. Para iniciar a parceria, cinco empresas foram escolhidas - Coopavel, Consilos, Carelli, Nutriplan e Ferroeste – e durante o encontro, cases de sucesso serviram de exemplos da importância de se criar alianças para desenvolver soluções para o novo mercado.

Com foco na valorização da inovação e seguindo o desenvolvimento da tecnologia, a Fundetec mais uma vez se coloca à disposição para colaborar. “Somos parceiros da iniciativa e poderemos disponibilizar nossa estrutura para apoiar a viabilização desses processos de inovação”, completou o diretor da Fundação, Rafael Amaral.

O que é?

A Acic preparou uma breve explicação sobre o termo muito utilizado pelas empresas deste meio. Segue abaixo:

A inovação aberta é uma janela à INOVAÇÃO colaborativa e diversificada. Ela atua com o esforço conjunto e a constante alimentação de novas ideias. O termo surgiu na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, e propõe uma abordagem diferenciada para diminuir a distância entre os ensinamentos acadêmicos e a aplicação prática deles.

Nesse conceito de inovação, a geração de novas ideias não parte apenas da equipe interna de uma empresa. Mas também de um conjunto de elementos externos que vão desde fornecedores até clientes, startups, órgãos públicos e outros. Os benefícios da inovação aberta são os seguintes: cooperação mútua, rentabilidade, ampliação do networking, aumento de performance da empresa, melhoria e agilidade na produção e melhor implementação de propriedades intelectuais.

       

Fotos: Assessoria Acic.