Agrotec finaliza curso de Olericultura para produtores rurais

Redigido por: Assessoria

A Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), por meio, da Agrotec (Escola Tecnológica Agropecuária) encerrou mais uma capacitação voltada para os produtores rurais de Cascavel. O curso de Olericultura: pragas e inimigos naturais, teve carga horária de 40 horas e foi dividido entre teoria e prática.

O treinamento é uma parceria com o Sindicato Rural de Cascavel e o Senar e os principais tópicos abordados durante as aulas foram a identificação de insetos, diferença entre praga e inimigo natural, manejo integrado de pragas, quais são os inimigos naturais, insumos biológicos para controle de pragas, manejos preventivos, níveis de controle, modos de identificação para gerar economia, entre outros.  

“O curso busca mostrar para os produtores e olericultores a identificação do que você tem no campo, quais os insetos que eles conhecem porque a gente vê o inseto ali e acha que é uma praga e acaba controlando, mas ele estava ajudando. Trabalhamos com o estudo de campo voltado para as hortas, mas são insetos que vem de outras culturas também”, explicou o engenheiro agrônomo e instrutor do Senar, Marcos Domingues Pereira 

Para o produtor rural do município, Luiz Fernando de Camargo, o curso trouxe outra visão na hora de cultivar suas hortaliças, “busquei o curso para adquirir conhecimento e aplicar na chácara que eu tenho. Estou gostando muito e pretendo levar tudo o que aprendi até lá”.

O que Olericultura?  

Como uma parte da horticultura, olericultura nada mais é que o nome dado ao cultivo e manejo de hortaliças, como culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas. De acordo com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado, as principais culturas produzidas no Paraná são batata, mandioca, repolho, tomate, alface, cebola, cenoura e beterraba.