Fundetec foi fundamental na luta contra a Covid-19 e ao incentivo a retomada econômica em 2020

Redigido por: Assessoria

Em 2020 a Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), assim como as demais secretarias do município, precisou lidar com o “novo normal” para poder prosseguir com suas atividades sem prejudicar o andamento dos projetos para Cascavel e suas incubadas. Diante do cenário, eventos como o Technovação, foram cancelados e novas regras foram impostas. Em meio às incertezas, máscaras, álcoois e distanciamentos, a Fundação se mostrou capaz e não perdeu o seu principal foco: inovar e incentivar!

Abaixo, alguns dos projetos que a Fundetec, juntamente com nossos parceiros colocaram em prática e a disposição dos cascavelenses.

Ações na pandemia da Covid-19

Em abril, a Fundetec deu início a fabricação de máscaras com escudos faciais. Desde então, impressoras 3D e uma máquina a laser produziram, sem parar, cerca de 1.000 viseiras que foram entregues a profissionais que se enquadravam dentro dos serviços essenciais. Além da fabricação de máscaras com escudos faciais, a Fundação confeccionou cerca de 10 caixas de intubação, que foram cedidas às Secretarias de Saúde de Cascavel e Corbélia e para a cidade de Toledo. Também foram feitos mais de 700 ajustes de máscaras normais (cirúrgicas e de tecido), que foram doadas aos servidores da Prefeitura.

Outra ação, foi a produção de dois mil litros de álcool 70% feito pelo Laboratório Físico Químico, graças a doação da matéria prima da empresa Estrada Distribuidora. O produto foi repassado ao Provopar e para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico que distribuiu aos vendedores ambulantes para a higienização de seus equipamentos. A Fundetec produziu ainda, 110 protetores em acrílico que foram destinados aos serviços de atendimento diretos da Seaso, como o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), da Secretaria de Finanças e de Desenvolvimento Econômico e da Acesc. As barreiras servem para garantir a segurança de usuários e servidores, que nesse período de pandemia trabalharam ainda mais para atender as demandas.

Radar de Inovação

O programa foi criado pela Fundetec com a realização da Acic Labs, Sebrae, Sicoob e apoio da Mackwave, iniciou suas atividades ainda antes da pandemia da Covid-19 e teve no total 57 projetos inscritos, sendo 20 selecionados na primeira fase e desses, seis foram finalistas e graduados. O Edital contou com duas fases e as seis startups finalistas receberam mentorias, além de um auxílio financeiro mensal de R$3 mil que foram investidos nas ideias. Com um ano atípico, no qual o distanciamento é recomendado, as atividades do Radar de Inovação foram feitas quase que 95% remotamente, mas não impediu que o contato entre organizadores e participantes interferissem no aprendizado.

Espaço Criar

No mês de junho, foi lançado o Espaço Criar, com uma iniciativa da prefeitura de Cascavel, por meio da Fundetec e em parceria com o Sistema Fiep (Federação da Indústrias do estado do Paraná), o Espaço Criar (Criatividade, Inovação e Robótica Aplicada) é uma ferramenta que tem como foco a inovação e interatividade de pessoas com criatividade para o desenvolvimento de novas tecnologias, a chamada prototipação - atividade de criação de protótipos de aplicativos de software. O Espaço Criar dá oportunidade para que as pessoas que tenham interesse e vocação pela inovação possam transformar suas ideias em produtos ou projetos. O ambiente está localizado no primeiro andar do Teatro Municipal Sefrin Filho, no Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

DIS Versão 2.0

O equipamento composto por câmeras e sinalizadores sonoros trouxe mais tranquilidade aos pedestres e motoristas que trafegam todos os dias pelo Calçadão e pelo bairro Interlagos. Com o objetivo de expandir esse recurso para os demais bairros, a Fundação, em parceria com a Semppro e a Semed, está implantando o DIS Versão 2.0 nas principais avenidas e ruas que foram ou estão sendo revitalizadas este ano em Cascavel. Com um novo formato e mais econômico, porém, não menos eficiente, os dez novos dispositivos contam com três câmeras HD cada um e assim como o primeiro modelo, emitirão recados importantes à população, como informes sobre vacinação, matrículas escolares e cuidados no trânsito.

Soluções do Futuro 

O Estande Soluções do Futuro, instalado no Calçadão em março levou a população diversas atrações como workshops, palestras, cursos, oficinas, webinars e demais atividades voltadas para a tecnologia e a inovação. Com parceria entre universidades e demais instituições de ensino, o projeto alcançou seis mil pessoas entre participações presenciais e remotas.

Progeti

Em novembro, a Fundação instituiu o Progeti (Programa Estratégico de Geração e Emprego em Tecnologia da Informação) que tem como objetivo a capacitação de instrutores e monitores. O projeto é uma ação de incentivo à formação de profissionais para a geração de empregos na área de Tecnologia da Informação. O treinamento de instrutores/monitores que atuarão na ministração das aulas já foi concluído e em 2021 os jovens entre 13 e 23 anos poderão fazer o curso.