Professores participam de Oficina de Criatividade oferecida pela FUNDETEC

O Laboratório de Inovação da Fundetec em parceria com o Instituto Alana de São Paulo realizaram na última Sexta-Feira e Sábado (18 e 19/08) oficina de criatividade para professores.

As oficinas, realizadas pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, em parceria com a FUNDETEC, por meio de atividades mão na massa, baseadas nos princípios do Design Thinking, ferramenta simples e inovadora que estimula a criação com base na interação, na experimentação e na colaboração.

As oficinas fazem parte do Movimento Design for Change, movimento Global que surgiu na Índia em 2006 e hoje está presente em mais de 45 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.

No Brasil o Design for Change ganhou o nome de Criativos da Escola, iniciativa lançada em 2015 pelo Instituto Alana e desde então já conta com a participação de milhares de estudantes e educadores de todo o País.

Através das oficinas, realizadas nas dependências da Agrotec, os professores puderam compreender as etapas propostas pela metodologia que visa proporcionar aos alunos o fortalecimento das habilidades fundamentais para o Século 21, como o autoconhecimento, a boa comunicação, o pensamento crítico, a colaboração, a criatividade, a ética,a capacidade de se relacionar com outras pessoas, a resolução de problemas e a tomada de decisões.

Foram realizadas duas oficinas, sendo uma na sexta-feira(18) no período da tarde, e outra no sábado (19) no período da manhã, com a participação de mais de 50 profissionais da educação das Redes Públicas Municipal e Estadual de Cascavel, da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo Regional de Educação, bem como a participação de dois professores do Ministério da Educação da província de Missiones,na Argentina.

Mais informações sobre o Criativos da Escola podem ser obtidas no site do programa www.criativosdaescola.com.br, no site também podem ser encontradas informações sobre o Desafio dos Criativos da Escola, que premia professores, alunos e escolas que realizam atividades criativas e inovadoras com seus alunos, às inscrições para o desafio seguem até 01 de outubro de 2017.