Fundetec sedia "Seminário Desafios e Impactos no Controle Metrológico de Medidores de Umidade de Grãos"

"Minha estada aqui não é protocolar, mas de coração. Além do ofício, é a alegria de reencontrar amigos e prestigiar o evento que me traz aqui, porque sou um apaixonado pelo trabalho do Ipem/Inmetro", disse nesta manhã (9) o prefeito Leonaldo Paranhos ao recepcionar na Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel), ao lado do presidente da Fundação, Alcione Tadeu Gomes.

O evento foi organizado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), com o apoio Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Paraná), buscando a capacitação dos agentes envolvidos nesse processo.

Além de palestra na Fundetec, cedida pela Prefeitura para a palestra de Tetuo Hara sobre o Método Estufa, nesta manhã (9), a programação na cidade incluiu uma visita ao Laboratório de Umidade de Grãos da Regional do Ipem de Cascavel e em cooperativa para observar o funcionamento do recebimento de grãos. Houve ainda a simulação de uma verificação pós-reparo em instrumento de medição de umidade de grãos.

Participaram do seminário agentes dos estados de Minas Gerais, Pará, Mato Grosso do Sul, Maranhão, São Paulo, Espírito Santo, Roraima, Rio Grande do Norte, Ceará e Rio de Janeiro, além de representantes de entidades de outros países, como Argentina, Colômbia, Uruguai, Chile e México, além de integrantes de cooperativas e de fabricantes de aparelhos de umidade de grãos.

Mudanças


A Portaria do Inmetro número 402, de 15 de agosto de 2013, estabeleceu requisitos para os medidores de umidade de grãos comercializados, que serão exigidos a partir de outubro de 2017 e submetidos ao controle legal pelo Inmetro, com aprovação de modelo, verificação inicial e verificações subsequentes.

Os medidores de umidade de grãos conhecidos como “medidores universais” não são mais admitidos a partir de fevereiro de 2017, por força dessa Portaria, pois estes instrumentos apresentam problemas no cálculo de umidade, que geram imprecisão no resultado.A medida garantirá padrões de mensuração mais precisos para esse indicador, importante na formação de preços de produtos como soja, milho, trigo, arroz, feijão e café.