Fundetec hospeda atletas de Handebol antes de Mundial na Croácia

Por Natalia Paiva

O handebol é uma modadelidade esportiva criada em 1919 por Karl Schelenz, professor e atleta alemão. O esporte se caracteriza pelos passes de bola com as mãos, praticado entre duas equipes.

 No Brasil o handebol chegou nos anos 30, sendo que as primeiras competições ocorreram a partir de 1970. Em 1976 aconteceu a primeira competição feminina. Hoje o esporte possui disputas internacionais, além de ser um esporte olímpico desde 1934.

Entre os campeonatos o Mundial Universitário chama atenção pela participação de estudantes do mundo inteiro, inclusive o Brasil. O evento que acontece entre os dias 30 de julho e 05 de agosto na Croácia, reúne jovens que disputam diversas modalidades, incluindo o handebol. 

O time de handebol feminino brasileiro esteve em Cascavel recentemente para realizar treinos pré-convocação. Durante os seis dias que ficaram na cidade as meninas ficaram hospedadas na Agrotec, setor agrícola da Fundetec. Segundo Tauane, uma das atletas, todas se sentiram acolhidas, "A estadia na Fundetec foi muito boa, o lugar é ótimo, quartos, banheiros e café da manhã".

Entre as 32 jogadoras, apenas 14 irão embarcar para o país europeu. Tauane comenta sobre como será antes de competirem no Mundial, "As convocadas se reunirão a partir do dia 18 de julho para treinar e ir direto para o Mundial. Provavelmente os treinos sejam em Cascavel de noovo, pelo fato do técnico do time ser da cidade".