Reciclagem é papo sério

Natalia Paiva

Reciclar, uma ação tão simples, mas pouco praticada. Hoje no Brasil nem 10% do lixo é reciclado, sendo que o país perde entorno de R$ 120 milhões por ano.

em Cascavel é reciclado 210 mil toneladas por ano, segundo Marlise da Cruz, responsável pelo programa "Eco Lixo", "a média é de 210, mas pode variar, normalmente fica na casa dos 20% para mais e para menos". 

Hoje na cidade existem dois centros de reciclagem, contudo, até 2023 é para serem construídos mais cinco centros. Esses é o plano da Prefeitura Municipal de Cascavel em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). Em encontro realizado em maio na Fundetec, os presentes discutiram o tema "Cadeia Produtiva de Reciclagem de Cascavel".

Segundo Paulo César de Amaral, gerente de projetos do PTI, a Itaipu e a Prefeitura de Cascael pretendem implantar mais cinco pontos de reciclagem que irão aprimorar a coleta seletiva da região, além de trazer diversas outras vantagens, "É uma cadeia de extrema importância pelos impactos que elas causam tanto socialmente, quanto no âmbito econômico e ambientalmente. São novas oportunidades de emprego e de reconhecimento dos catadores de reciclavéis".

Ainda segundo o gerente é importante a participação da populção. "A população deve ter consciência ambiental e ajudar no processo de reciclagem, é preciso higienizar e separar de forma correta, pois, faz parte de um ciclo". O presidente da Fundetec, Alcione Tadeu Gomes, responsável pelo projeto na cidade, diz a onde serão construídos "Os centros de ciclagem serão construídos nos 'Territórios Cidadãos', a cada um centro de reciclagem, dois territórios serão atendidos".

A reciclagem é muito mais do que a separar materiais, é necessário ter cuidados para não haver a proliferação de doenças, e animais, além do acúmulo de água. É preciso ter cuidado com materiais cortantes e sempre higienizar todos os utensílios.

Lembre-se dos três Rs REDUZIR, RECICLAR E REUTILIZAR. O meio ambiente a sociedade agradecem!