Fundetec realiza curso de padronização ABNT NBR ISO/IEC 17025

Por Natalia Paiva

Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico) realiza treinamento ABNT NBR ISO/ IEC 17025:2017, que diz respeito aos requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. O curso foi realizado entre os dias 16 e 17 de abril. Ministrado por Rodislei Prado Gonçalves, consultor e avaliador de sistemas de gestão de qualidade.

A ISO (Organização Internacional para Padronização) que passou por alterações em 2017, traz agora uma maior rigorosidade na questão de confidencialidade e imparcialidade, além da abordagem de risco dos processos de atividade do laboratório. Segundo Rodislei, todos os laboratórios interessados podem participar “o curso serve tanto para quem já é creditado e está se adequando as novas mudanças e para quem ainda não está creditado mas tem interesse”.

No treinamento oferecido pela Fundetec, estiveram presente representantes dos laboratórios da BrasÁgua de Cascavel, do Moinho Tradição também de Cascavel, Infasa de Santa Tereza do Oeste e a Nucleotec de Foz do Iguaçu. Além claro, do laboratório da Fundetec.

Frederico Lovato, engenheiro químico da Fundetec, comenta que a ISO se tornou pré-requisito para a prestação de serviços. “Se algum laboratório quiser se credenciar para prestar serviço para o Ministério da Agricultura, é exigido que se tenha acreditação na ISO. Quer prestar serviço ao Ministério da Saúde, é pré-requisito. Hoje acreditação na ISO 17025 é muito importante para os laboratórios. ”

A ISO/ IEC 17025 foi outorgada em 2005, substituindo a Guia 25, que desde de 1978 servia como base para requisitos técnicos para os laboratórios, até então, apenas os de ensaio. O documento serve para promover uma maior confiança na operação dos laboratórios, além de demonstrar que eles são capazes de produzir resultados válidos.