Alunos da UFVJM realizam estudos na Fundetec

Por Natalia Paiva

 

Ter a chance de viajar para estudar seja dentro ou fora do Brasil é o sonho de muitos acadêmicos universitários. É uma oportunidade de aprender não só sobre novos assuntos, mas também novas culturas e claro, de aos poucos construir um networking.

Tal oportunidade foi ofertada para os alunos Lucas Oliveira Lara, Luiz Henrique Alves Mendes e José Matheus Kochenborgar Ribeiro da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí (UFVJM), em Minas Gerais.

Os alunos do terceiro ano de Agronomia chegaram na cidade no dia 22 de março e se instalaram em um dos dormitórios disponíveis na Escola Tecnológica Agropecuária (Agrotec), que fica localizada na BR-277, próximo ao trevo de acesso a São João D’Oeste.

Segundo os acadêmicos essa foi uma oportunidade de aprender sobre outras cadeias produtivas, as quais eles não possuem acesso na região deles “Não deixa de ser uma experiência inovadora. Lá a gente tem um tipo de cadeia produtiva e aqui é totalmente diferente, outros tipos de culturas e de solo”, comenta Lucas Oliveira de 19 anos.

Para Luiz a experiência foi válida principalmente no âmbito profissional “Na nossa região se mexe muito com soja, milho e feijão. Também tem muito gado leiteiro, porém, vir para cá ajuda profissionalmente, até porque não sabemos a onde iremos trabalhar amanhã”.

Durante o período de duas semanas, Cristiano Lewandoski, supervisor e orientador dos três, ensinou diversas atividades entre elas a produção de culturas energéticas como a soja, pela qual é possível produzir o biodiesel, além de farinhas para consumo humano ou animal. “É inadmissível que eles como futuros engenheiros agrônomos não sabiam fazer o próprio combustível, e hoje aqui nós os ensinamos”

Além do ganho de novos conhecimentos, os meninos também tiveram a oportunidade de conhecer a cultura paranaense, eles viajaram para Foz do Iguaçu e até mesmo conheceram o Paraguai, durante um final de semana. Também foi realizada uma visita aos pontos turísticos de Cascavel, como o Zoológico e o Lago Municipal.

Lucas, Luiz e Matheus embarcam para Minas Gerais no sábado (14), eles prometem levar boas lembranças do período que passaram aqui. Segundo Cristiano, mais um grupo de acadêmicos deve vir para Cascavel no segundo semestre do ano. A parceria ocorre entre a Unioeste e a UFVJM.