Procedimentos de Coleta

As amostras encaminhadas para o laboratório devem ser enviadas em sua temperatura usual de conservação. Se necessário devem ser acondicionadas em caixas isotérmicas resistentes com gelos renováveis protegidos de possíveis movimentações durante o transporte e com prazo recomendável de entrega de 48 horas. Amostras que possam ser transportadas a temperatura ambiente devem ser enviadas de forma a proteger de excessivo calor, frio ou luz.

Amostras de alimentos acondicionados em embalagens individuais devem ser enviadas ao laboratório em sua embalagem original, fechada e intacta. O volume a ser enviado deve ser igual ou maior de 100g ou 100ml ou conforme indicação do laboratório. Se a embalagem unitária for menor que a quantidade recomendada para o envio, recomenda-se coletar várias embalagens unitárias. No caso de alimentos contidos em embalagens grandes, difíceis de serem tranportados até o laboratório, deve-se coletar porções representativas da massa total em frascos ou sacos plásticos estéreis. É recomendável não manipular o alimento com as mãos.

 
Coleta de Amostras de água em torneiras

O responsável pela coleta deve preferencialmente usar luvas para procedimento e fazer assepsia com álcool 70%. Com algodão embebido em álcool 70% deve limpar bem a boca da torneira, inclusive a parte de dentro e flambar, se o material for resistente ao fogo. Deve-se abrir e deixar a água escorrer por alguns minutos e porsteriormente realizar a coleta da amostra em frasco estéril.

Caso o cliente julgue necessário, o laboratório poderá fornecer frascos estéreis para a coleta das amostras, bastando entrar em contato solicitando a quantidade de frascos necessários.

As amostras devem ser identificadas com pelo menos os seguintes dados: local, data e responsável pela coleta.

Para maiores orientações, consulte o laboratório antes de efetuar sua coleta:

Fone: (45) 3218-1225