Processo de Incubação de Empresas

O processo de incubação de empresas se dá através de Edital de seleção e contempla três formas ou em três estágios, sendo eles:

Pré-Incubação – Em parceria com o Sebrae e a Unioeste a Usina de Negócios Inovadores - UNI, onde por um período de 4 meses o empreendedor recebe suporte e orientação para transformar suas ideias em um negócio. O programa de pré-incubação oferece assessorias na modelagem do negócio, elaboração do plano de negócios e constituição da empresa. São oferecidos também workshops, cursos, oficinas e palestras para capacitação dos empreendedores nas principais ferramentas para gestão e desenvolvimento do negócio. Ao final, a empresa pode ser incubada ou inserida diretamente no mercado.

Incubação - O Centro Incubador Tecnológico dá suporte ao empreendimento para o seu desenvolvimento. A empresa pode ser incubada residente (quando ocupa um espaço dentro do prédio da incubadora) ou incubada não residente (caso em que tem sua própria sede, mas recebe suporte da incubadora), por um período de 2 anos podendo ser prorrogado por mais 2 anos.

Condomínio Empresarial - O condomínio abre espaço para que as empresas incubadas possam continuar com o apoio do município após a incubação, além de criar oportunidade para outras empresas, que não tenham passado por nenhum processo de incubação, obter apoio do poder público municipal para se desenvolver ou criar algum projeto inovador, se firmar comercialmente ou aprimorar suas atividades.

A Prefeitura Municipal de Cascavel, através da Fundetec e apoiada por diversos parceiros, desenvolve as modalidades de Pré-Incubação, Incubação e Condomínio Empresarial de empresas de base tecnológica.

As áreas de atuação das empresas e projetos incubados e graduados através da Fundetec são basicamente: Agroindustrial, Biotecnologia, Meio Ambiente, Alimentício, Eletrônico e TI.

Resultados:

De sua criação em 2001 até hoje, o Centro Incubador Tecnológico da Fundetec, conquistou vários resultados, entre eles:

  • 25 empresas graduadas;
  • 7 empresas em fase de incubação;
  • 5 empresas condôminas;
  • Faturamento das empresa graduadas: 30 milhões;
  • Faturamento das empresas incubadas: 2 milhões;
  • 300 postos de trabalho diretos nas empresas incubadas e graduadas.