BATATA DOCE BIOFORTIFICADA

 

A batata doce (Beauregard) é uma variedade biofortificada que contém alto teor de betacaroteno (pró vitamina A). O consumo entre 25 a 50 gramas é capaz de suprir as necessidades diárias de provitamina A, que ao ser ingerida é convertida em vitamina A, que é essencial para varias funções no organismo, inclusive para uma ótima visão, prevenção de doenças de pele, além de atuar no sistema imunológico e proteger nossas células contra o ataque de radicais livres, que aceleram o envelhecimento e causam varias doenças.

O processo de biofortificação consiste em um melhoramento genético por métodos convencionais ou de engenharia genética de plantas da mesma espécie selecionadas e cruzadas até obter cultivares com maiores teores de pró-vitamina A e minerais, elevando assim o conteúdo de nutrientes nos alimentos.

Esta técnica é vista como uma alternativa complementar às ações de combate a deficiências nutricionais, por apresentar maiores conteúdos de vitaminas e minerais, além de proporcionar sustentabilidade e baixo custo ao produtor e ao consumidor.